A Ford antecipou uma das principais novidades da montadora para o Salão de Genebra, que será realizado no início de março. O novo Focus passou por um facelift e ganhou novas opções de motorização, além de tecnologias de auxílio ao motorista. As revendas da Ford nos mercados americano e europeu devem começar a vender o carro na segunda metade de 2014.
O mercado norte-americano passará a contar com o novo Focus equipado com o motor 1.0 Ecoboost, já oferecido no modelo europeu e no Fiesta norte-americano. O carro terá um câmbio manual de seis velocidades acoplado ao motor e promete entregar melhor desempenho e menor consumo de combustíveis. O 1.0 Ecoboost turbinado conta com injeção direta de combustível e comando variável de válvulas. A montadora ainda não oficializou mais informações técnicas, mas espera-se que o novo Focus entregue 124 cv de potência e 20,46 kgfm de torque, como o Fiesta dos Estados Unidos.
Já na Europa, o Focus deixará as linhas de montagem com mais opções de motorização: ele poderá ser equipado com um motor 1.5 Ecoboost (de 152 cv ou 182 cv) movido a gasolina, ou com um 1.5 TDCi (96 cv) a diesel. A versão com motor 1.0 Ecoboost já oferecida no mercado europeu continuará sendo ofertada. Espera-se para o próximo ano a inclusão da opção com motor 1.5 a diesel que entrega 121 cv de potência.
As mudanças no visual contemplaram um novo desenho do capô e da grade dianteira, dos faróis e lanternas traseiras e da tampa do porta-malas. Especialmente na dianteira, o carro tem, agora, um visual menos agressivo e mais próximo de outros modelos da linha, como o Fusion.
Por dentro, o carro passa a contar com acabamento em tons claros, com detalhes cromados. Os bancos também tiveram o acabamento renovado, o volante conta com sistema de aquecimento e o console recebeu melhorias no acesso ao porta-luvas e porta-copos ajustáveis.
Tecnologia
Quanto à segurança, o Focus renovado passa a contar com câmera de ré e sensores que possibilitam a utilização de funções como alerta de ponto cego e de mudança de faixa. Assim, toda vez que um carro se aproxima pela lateral, o sistema acende uma luz indicadora próxima aos espelhos retrovisores para alertar o motorista e os sensores fazem o volante vibrar para alertar caso o condutor tire o carro da faixa sem alertar os outros veículos.
O sistema multimídia e as imagens da câmera de ré são monitorados por uma tela de 4,2 ou 8 polegadas (a última, disponível nos carros equipados com o sistema MyFord Touch). Além disso, o sistema SYNC AppLink, prometido pela Ford para chegar aos carros brasileiros ainda em 2014, também estará disponível. Por meio dele é possível conectar o sistema de interatividade ao celular do motorista para ter acesso aos apps de maneira mais segura.
Encontre o Teto Solar perfeito para seu carro
Fonte: revistaautoesporte
Leave a Comment